O processo de redução do consumo de água prometida pelo governo em ETA Gavião começa a ser praticado
O Sistema de Reuso das Águas de Lavagem de Filtros da Estação de Tratamento de Água Gavião foi acionada pelo governador Camilo Santana no dia 06 de setembro em Pacatuba.
A ação está incluída no Plano de Segurança Hídrica para Fortaleza e Região Metropolitana, apresentado pelo chefe do Executivo no último dia 26 de julho. A obra faz parte das medidas apresentadas pelo Governo para reduzir em 20% o consumo de água.
O investimento do Governo na obra é de R$ 3 milhões, previsto no Plano de Segurança Hídrica da RMF.
Conforme a Cagece, foram construídas elevatórias, distantes à cerca de 1.500 metros da estação de tratamento do Gavião, e um adutora, que levará a água da lavagem de filtro até o início do processo de tratamento. O sistema conta ainda com uma barragem no riacho Gavião, que acumulará a água proveniente da lavagem de filtros.
O presidente da Cagece Neuri Freitas, afirma que antes na Gavião a água era levada para o Rio Cocó, mas agora com o reuso, ela retorna para a estação, onde será tratada. Com isso, teremos condição de chegar ao próximo período chuvoso de maneira mais satisfatória.
A Companhia afirma que a potabilidade exigida pelo Ministério da Saúde será garantida por meio de um rigoroso monitoramento e controle da qualidade da água que é distribuída após o processo de reuso.
Tudo está em fase de teste, mas se os resultados forem positivos até a primeira quinzena de setembro deve ser recuperado 300L de água por segundo.
Esse é o quinto ano consecutivo de seca nesta região, todas as medidas para que isso não ocorra mais já foram tomadas e esperamos que até a data estipulada possamos recuperar esses danos, para isso é importante que a população também compreenda a importância de economizar, pois assim os resultados serão cada vez melhores.