top of page

Recuperação de Nascentes

O desmatamento é um cenário constante, que implica em vários impactos e prejuízos ao meio ambiente, e quando nada se faz para deter ou recuperar esses danos acaba se tornando irreversível. Um desses danos que o desmatamento proporciona é o desaparecimento de nascentes de água, pois as árvores são como um escudo para as nascentes protegendo do assoreamento.

Hoje existem vários projetos de recuperação de nascentes, mas destaco o projeto serra da Mantiqueira, onde os produtores rurais trabalham pela recuperação e conservação das nascentes. Produtores do município de Extrema MG são uns dos pioneiros do projeto, o qual cidade faz uma grande parte do abastecimento de água da capital, São Paulo. Nome do projeto é CONSERVADOR DE ÁGUA, a contrapartida para o estimulo do projeto é em dinheiro pago pela Prefeitura, equivalente produção de água que a propriedade produz.

Mas, como funciona exatamente. Bom, o objeto é recuperar as nascentes, desse modo o biólogo da prefeitura faz um estudo e levantamento da propriedade indicando onde estão localizadas as nascentes, cercam o entorno para proteção contra pisoteamento de gados, em seguida plantam mudas de árvores nativas no local protegido por cerca. O projeto, além de garantir a conservação das nascentes também garante a sustentabilidade da propriedade e indiretamente toda a população.

Com a recuperação de nascente, a paisagem muda, qualidade da água e ate mesmo a fauna e flora local, ou seja, o projeto garante o bem comum, que garante vida e harmonia que é água. O projeto Conservação de Água ganhou um prêmio da ONU, de melhor práticas ambientais do planeta.

Enfim, cada vez mais importante manter áreas de preservação permanente, dos rios e das áreas de nascentes, pequenos banhados em propriedades rurais. É nestas pequenas áreas, que somadas conduzem a água para córregos e mantém os rios. E mesmo possuindo lei que assim determina, ainda existem estes programas ambientais do governo, que ainda paga para o pequeno produtor conservar a água. Obviamente que o produtor deve ter, de fato, não só da boca pra fora, a tal da consciência ambiental, querer e fazer o desenvolvimento sustentável, onde se pensa o ambiente não só dentro da sua propriedade e o mais importante, não comprometendo as gerações futuras.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page