TODOS OS DIAS É DIA DA ÁGUA, “ A ECONOMIA COMEÇA EM CASA”
Uma coisa tão simples é abrirmos a torneira de nossa casa e nos deparamos com água potável, prontinha para o consumo. Estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua falta e importância quando ela nos falta. Mas de fato, não é uma coisa que nos afeta diretamente em nossas cidades e nossas casas. Todos nós sabemos que a água é um recurso natural que esta sendo mal utilizado, mas estamos tão preocupados com os à fazeres do dia à dia, que atitudes simples passa pelo nossos olhos despercebidos.
Quem nunca se deparou com uma situação igual essa, muitas vezes quando colocamos água em um copo e cai um inseto dentro, são raras as pessoas que tira esse bichinho do copo e toma a água, um atitude tão simples, mas que ignoramos. Mas na verdade não ignoramos isso porque não estamos preocupados com o mau uso da água, como já havia dito, não é uma realidade nossa. É lamentável, mas só vamos se preocupar de verdade se tivermos passando por isso, quando não tivermos mais água pra beber ou para tomar banho. Em uma discussão em sala sobre a água, esse exemplo do bichinho no copo de água foi posto em questão, nunca tinha parado para pensar em algo simples como isso, mas de fato, são essas pequenas atitudes sustentáveis em nossos habito que fazem a diferença. Outro exemplo simples é enquanto lavamos a louça, abrimos a torneira apenas para enxaguar, quando vamos escovar os dentes, deixamos a torneira fechada, abra apenas para enxaguar a boca. São atitudes simples, mas de grande importância. Muitas pessoas diriam que isso é loucura, que um copo de água não irá fazer a diferença. Hoje somos aproximadamente 7 bilhões de pessoas no planeta terra, já imaginou se todos nos fizesse isso, quanta água não iria ser desperdiçada em um único dia, e imagina pegar esse número e multiplicar por 365 dias, difícil de imaginar. Imagina quanta água estamos jogando fora de maneira irracional. A economia de água começa em casa.
Nesse sentido, quando falta água, a vida está ameaçada.
“Já parou para imaginar que água da piscina que tomamos banho aqui no Paraná, no Nordeste brasileiro, as pessoas estariam usando essa água para beber”. É uma realidade que vivemos em nosso mundo e poucas pessoas pensam que enquanto você desperdiça em algum lugar do mundo várias pessoas não tem nem para saciar sua sede.
Por isso, preservar os cursos de água e usá-la de forma sustentável deve ser a grande preocupação de uma sociedade responsável, para que não venha faltar na geração futura.
Qual legado que vamos deixar para nossos filhos, não é o dinheiro em si, e muitos bens matérias, o que realmente irá fazer a diferença em uma sociedade, é a educação que os pais tem que passar para os filhos e ensinar eles, a respeitar, a economizar os recursos naturais desde cedo para uma melhor qualidade de vida. Nossos filhos vai ser o futuro, e se não ensinarmos eles, como será o futuro? Como serão os novos gestores?
O uso consciente da água é necessário, tanto para a qualidade de vida hoje como para a sobrevivência das futuras gerações.
POR ISSO, A ECONOMIA DA ÁGUA COMEÇA EM CASA.
ATAIZE LIMA E FABIANA PEREIRA FERREIRA