top of page

Reflexão sobre o uso e impacto da água na mineração

Embora comparada a outras atividades econômicas, como a agricultura, o volume de água utilizado na mineração seja bem menor, seu uso é indispensável para o funcionamento das atividades, em etapas como aberturas de cavas, formação de barragens de contenção de sedimentos e depósito de rejeitos, transporte dos minérios, entre outras. Logo, a utilização da água se faz extremamente necessária em processos de produção minerária.

<http://cameranewsdovale.blogspot.com.br/2016/01/mineracao-de-cajati-abre-o-maior-buraco.html>

A discussão e a preocupação da sociedade com a utilização e disponibilização da água é cada vez mais recorrente, por ser um bem vital à humanidade, seu uso sustentável é de fundamental importância. Atividades mineradoras realizadas sem as devidas precauções e cuidados desencadeiam impactos negativos no meio ambiente, e é visando à diminuição e se possível a extinção destes impactos ambientais, que pessoas se mobilizam para estudar, mobilizar, e fiscalizar tais agentes impactantes.

Um dos meios de contaminação feita pelas minas é a geração de materiais não aproveitados, chamados de pilhas de rejeito. São materiais considerados fontes potenciais de contaminação hídrica, que podem continuar como contaminante sobre o ambiente por muito tempo, até mesmo depois de cessadas as operações das minas. Estes riscos ambientais são de responsabilidade da usina de mineração, que deve avalia-los durante o planejamento de sua operação, e prever formas de gerenciamento e tratamento dos efluentes produzidos.

É possível ocorrer contaminação durante a escavação das minas, onde as camadas geológicas em que se encontram o minério coincidem com locais de aquíferos, desta forma a mineração acaba destruindo o espaço destinado à acumulação de água para o aquífero, podendo assim contaminar assim o lençol freático e cursos de água, como já ocorrido em casos como o da região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, uma região de grande riqueza mineral, na qual seus recursos têm sido explorados durante séculos, e onde várias comunidades já foram afetadas pela contaminação da água e do aquífero local. Existem na região mais de 300 minas de ferro á céu aberto, responsáveis por consumir todo o aquífero local. Este local é mais um, de tantos outros, em que acontecem várias brigas judiciais entre empresas mineradoras que pretendem utilizar os recursos do lugar, e ambientalistas e moradores locais que querem defender sua terra e preveni-la de poluições e contaminações.

MAPA DAS BARRAGENS | NO QUADRILÁTERO FERRÍFERO/AQUÍFERO JÁ EXISTEM PELO MENOS 423 BARRAGENS DE REJEITOS DE MINERAÇÃO

<http://www.jornaldobelvedere.com.br/index.php/2016-04-13-16-28-18/meio-ambiente/item/3622-raposos-veda-barragens-de-rejeitos-atraves-de-emenda-a-lei-organica>

Apesar de se tratar de um assunto delicado e polêmico, produtoras mais novas tendem a aderir a este modo de produção mais sustentável, e se empenham em minimizar os impactos ambientais, e fazem à reutilização da água em sua produção, ação está benéfica tanto para o meio ambiente quanto para as próprias produtoras, pois minimiza os custos operacionais. Há várias vantagens para mineradoras que reutilizam suas águas, como a preservação da água em si e a redução da escassez hídrica; redução de gastos com água, energia elétrica e esgoto; compromisso com leis ambientais, reconhecimento e responsabilidade social e assim o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Diante deste contexto, vale ressaltar a importância do licenciamento e da proteção ambiental, e do monitoramento de produtoras de minério, e mais importante, a consciência e responsabilidade das mesmas para com o meio ambiente, buscando sempre causar os mínimos impactos e assegurar segurança, lembrando sempre do grande valor que a água possui, bem como também a fauna e a flora e seus constituintes.

REFERÊNCIAS:

AQUÍFERO: do Latim "aqua" + "ferre". Direção: Bernardo Vaz. Produção: Maju Gomes e Giselle Dietze. Disponpivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=fT4MRQ6HK4s>

MINAS d'águas. Documentário. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gg_tutttqeg>

Schoproni Bichueti, Roberto, da Rosa Gama Madruga, Lucia Rejane, Maffini Gomes, Clandia, Barbieri da Rosa, Luciana Aparecida, O USO DA ÁGUA NA MINERAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONALRevista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 2014, 3. Disponivel em:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=471647054004> ISSN

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page