top of page

A importância das plantas aquáticas em ambientes hídricos

As plantas aquáticas também são chamadas de macrófitas aquáticas, como o nome já diz elas são vegetais que habitam os brejos, lagos, lagoas, etc. São plantas adaptadas a esse tipo de ambiente. Evolutivamente falando, as plantas aquáticas são de origem terrestre, e logo se adaptaram ao ambiente aquático e devido a isso ainda possuem características de plantas terrestres.

Essas plantas não possuem apenas funções ornamentais, mais também é um grande indicador biológico muito importante no funcionamento do ecossistema aquático, podendo mudar a qualidade da água, de rios, lagos, lagoas e banhados, melhorando a vida aquática, como os macroinvertebrados e microinvertebrados, os peixes e vários outros organismos.

As plantas aquáticas são purificadores, e filtradores por reterem sedimentos em suspensão de nutrientes, elas absorve oxigênio, nitrogênio, fósforo e elementos traços (ferro, zinco, cobre, flúor, bromo e selênio). Além disso, são produtores primários, sendo alimento para muitos peixes e também um abrigo para diversas espécies .

Temos algumas espécies conhecidas no território brasileiro, sendo a mais conhecida como Aguapé, seguida temos a Elódea e Lentilha D’ água.

AGUAPÉ

A Aguapé pode ser encontrada tanto em águas rasas como em profundas, possuiu grande capacidade de absorver metais pesados, é muito utilizada com essa função de eliminar as impurezas oriundas de indústria. Possui flores brancas que ficam flutuantes na água.

ELÓDEA

Planta bastante resistente e utilizada em tanques para descontaminar as águas cinzas, grande capacidade de absorver o carbono. Pode ser cultivada em aquários e laguinhos, se desenvolve melhor em condições de luminosidade.

Lentilha d’água

Planta considerada a menor Angiosperma do mundo, e preenchem os lagos rapidamente, suas folhas são acopladas em uma única raiz, também com a função de recuperar águas poluídas, possui capacidade de conversão de CO2 em oxigênio o que a torna altamente desejável para água cinzas.

Existem diversas plantas com funções semelhantes a essas citadas, entender o que uma determinada planta pode beneficiar em um ambiente é de grande importância, com isso podemos melhorar o ambiente hídrico, sua qualidade e sua microfauna, garantido um melhor habitat para os peixes e vários outros organismos aquáticos. É de suma importância o cuidado e a preservação dessas plantas, pois elas garantem a biodiversidade aquática, e também diminuem a poluição causada pelo homem. Nos últimos 35 anos a utilização de plantas aquáticas para o tratamento de esgoto só aumentou, isso nos indica que além de melhorar a fauna aquática ela melhora também condição da água, que ambas andam juntas.

Referências:

Quais espécies de plantas conseguem filtrar a água? Disponível em:http://www.ecoeficientes.com.br/quais-especies-de-plantas-conseguem-filtrar-a-agua/. Acesso em: 31 de outubro de 2017.

Caracterização e importância das macrófitas aquáticas com ênfase nos ambientes límnicos do campus carreiros. Disponivel em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/436/Caracteriza%C3%A7%C3%A3o%20e%20import%C3%A2ncia%20das%20macr%C3%B3fitas%20aqu%C3%A1ticas%20com%20%C3%AAnfase%20nos%20ambientes%20l%C3%ADmnicos%20do%20campus%20Carreiros%20-%20FURG%2c%20Rio%20Grande%2c%20RS..pdf?sequence=1. Acesso em 31 de outubro de 2017.

Portal da ecologia aquática. Disponível em: http://ecologia.ib.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=29&. Acesso em: 31 de outubro de 2017


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page