top of page

Dessalinização, uma saída para a má distribuição hídrica

O nosso planeta é conhecido como O Planeta Água porque é constituído por 1/3 de terra e 2/3 de água, porém a água doce representa apenas 3% desse total, dentro dessa porcentagem apenas cerca de 0,3% está disponível para ser utilizado, 10% disso vai para o consumo humano. O Brasil é riquíssimo em recursos hídricos, retendo cerca de 12% da água doce do mundo, mas esse recurso é distribuído de forma desigual (Suassuna J. 2014) e a parte de menor população é que detém a maior porcentagem desse recurso, como mostra a tabela abaixo:

Figura 1: Distribuição dos recursos hídricos e densidade demográfica do Brasil

Vemos que o Nordeste retém a menor porcentagem de recurso hídrico do país, a região semiárida do nordeste tem uma escassez de recurso hídrico de superfície, e os subterrâneos apresentam um alto teor de sais dissolvidos, sendo impróprios para o consumo humano. Uma saída para esse problema é a implantação de sistemas de dessalinização, como feito pelo Programa Água Doce (PAD) criado em 2003. O PAD é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do meio Ambiente em parceria com instituições federais, municipais e sociedade civil, visando o acesso a água de boa qualidade para consumo humano com a instalação e gestão de sistemas, visando atender comunidades rurais castigadas pela estiagem em 10 Estados (Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Pernambuco) (Ministério do Meio Ambiente).

Tais sistema são instalados em áreas com água salina e precisam de um poço de vazão mínima de dois mil litros por hora, um área de cerda de dois hectares, e consistem em dois viveiros de tilápias, um tanque para armazenar o concentrado, uma área irrigada para cultivo de erva-sal e outra para cultivo de feno.

A água do poço é bombeada e armazenada em um reservatório e deste para o dessalinizador, onde passa por uma membrana onde os sais são separados por osmose reversa, a água potável é armazenada em um reservatório e o concentrado (salina) em outro, esse concentrado é usado na alimentação de tilápias e irrigação de plantas.

O programa faz um diagnóstico técnico social e ambiental, a recuperação e implantação dos sistemas e o acompanhamento e monitoramento dos sistemas implantados. Atualmente 316 sistemas estão em operação e o objetivo é a implantação de outros 884 sistemas até 2019.

Figura 2 Desenho esquemático do sistema de produção integrado do Programa Água Doce Fonte: Documento Base 2012 – MMA

Outros países como Inglaterra, Estados Unidos, Japão e Isrrael optaram pela dessalinização da água do mar para suprir a crise hídrica. Em 2005 Isrrael inaugurou uma das maiores usinas de dessalinização de água do mar, que é responsável por 40% de toda a agua potável distribuída no país.

Referencias:

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Água doce, Disponível em <http://www.mma.gov.br/index.php/agua/agua-doce> acesso em 23 ago 2017.

SUASSUNA J.; A má distribuição da água no Brasil 2004 Disponível em < http://formatacaoabnt.blogspot.com.br/2011/10/referencias.html> Acesso em 23 ago 2017.

FIBRANDO DO BRASIL, Conheça 6 países que encontraram a solução para a crise de água, Disponível em http://www.fibrandobrasil.com.br/fibran/como-sao-paulo-pode-superar-a-crise-hidrica/ Acesso em 23 ago 2017.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page