top of page

Agência Nacional de Águas e Educação à Distância



A ANA – Agência Nacional de Águas é uma entidade federal de implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e de coordenação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), e foi criada pela Lei n° 9.984, em 17 de julho de 2000. Atuando como um órgão regulador e abrangente, tem como missão promover, incentivar e gerir a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos, regulando o acesso à água. Compete-lhe também o desenvolvimento de medidas para a capacitação e conscientização da sociedade brasileira sobre a necessidade de conversação e uso racional dos recursos hídricos e sobre a importância da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Além do que, cabe a esta entidade a organização e o apoio à criação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, assim como a assessoria aos estados na criação e desenvolvimento de órgãos gestores dos recursos hídricos.


A organização nos âmbitos nacional, estadual e municipal dos organismos colegiados e os de administração direta, os quais são os formuladores das políticas, juntos com aqueles de poder outorgante na implementação dos instrumentos estabelecidos nessas mesmas políticas estratégicas, refletem a complexidade da gestão dos recursos hídricos no Brasil, envolvendo muitos segmentos da sociedade, atores sociais e interesses diversos na utilização deste recurso natural fundamental e imprescindível.

Em relação ainda às atribuições da ANA, um dos seus principais objetivos é capacitar recursos humanos para a gestão dos recursos hídricos, estimulando a pesquisa e tornando acessíveis métodos efetivos de aprendizagem. É nesse sentido que a entidade formulou treinamentos presenciais, semipresenciais e à distância, pensados em três grandes eixos: gestão dos recursos hídricos; conservação e uso racional da água; e importância da participação cidadã. O público-alvo envolve profissionais que atuam nas instituições governamentais federais, estaduais e municipais, responsáveis direta ou indiretamente pela gestão de recursos hídricos; membros e líderes dos organismos de bacia, jovens; formadores de opinião (profissionais da mídia, ONGs.); usuários de setores da indústria, agricultura, saneamento, energia, aeroportos. Desde 2012 o programa alcançou 45 mil pessoas. As capacitações são, em sua maioria, de curta ou média duração, variando de 4 a 80 horas. Para o público estrangeiro há uma previsão de 500 oportunidades, principalmente na modalidade EaD. Como exemplos dos cursos oferecidos pela ANA, citam-se estes: Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios; Gestão Integrada dos Recursos Hídricos no Nordeste; Água e Floresta: Uso Sustentável da Caatinga; Água na Medida Certa; Medindo as Águas do Brasil: Noções de Pluviometria e Fluviometria; e Lei das Águas.


Em agosto de 2011 foi firmado um convênio entre a Agência Nacional de Águas, o Parque Tecnológico de Itaipu e a Itaipu Binacional, resultando na criação do projeto “Água: conhecimento para gestão”. Ao longo de seis anos, mais de 35 cursos semipresenciais ou à distância foram oferecidos ao público, capacitando 27.250 pessoas. As temáticas básicas a partir das quais os cursos foram pensadas, são as seguintes: Segurança de Barragens; Hidrologia e Hidrometria; Qualidade de Água; Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos; Educação e participação social na gestão de recursos hídricos; Geoprocessamento, sensoriamento remoto e gestão territorial de recursos hídricos. O referido projeto foi considerado um sucesso e recebeu até prêmios internacionais. Um revista foi publicada para o acompanhamento por parte da sociedade das ações, e também um jogo para computador foi desenvolvido, o “Água em Jogo”, no qual é possível simular situações de um gestor de bacia hidrográfica envolvido com decisões de interesse coletivo.


É possível observar o papel significativo e efetivo da Agência Nacional de Águas no que concerne à aplicação dos objetivos os quais orientam a sua criação, com destaque para a questão da educação à distância em prol de uma ampla capacitação à preservação da água, tema cada vez mais urgente no Brasil e no mundo.


Fontes:

http://capacitacao.ana.gov.br/Paginas/default.aspx; http://www2.ana.gov.br/Paginas/imprensa/noticia.aspx?id_noticia=12411

http://capacitacao.ana.gov.br/Paginas/default.aspxhttps://www.aguaegestao.com.br/br/nossa-historia

http://www2.ana.gov.br/http://arquivos.ana.gov.br/institucional/ana/PlanejamentoEstrategico_2016_2019_CartilhaOrientacoesGerais.pdfhttps://www.aguaegestao.com.br/br


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page