Escassez de Água no Espirito Santo
Catorze municípios do Espírito Santo estão em situação extremamente crítica quando o assunto é abastecimento de água, segundo a Agência de Recursos Hídricos do estado. A região Noroeste é a mais atingida.
A Agência Estadual de Recursos Hídricos do estado (Agerh) explicou que o estado atravessa a pior crise hídrica da história. A falta de chuvas fez com que as vazões dos rios diminuíssem muito, atingindo níveis críticos, comprometendo até o abastecimento.
As chuvas do mês de novembro trouxeram alívio para o Espírito Santo, que passava por uma das piores estiagens dos últimos 80 anos. O nível dos rios subiu, o racionamento foi suspenso na maioria das cidades, mas a crise hídrica está longe de ser superada.
O que choveu em novembro fez aumentar consideravelmente a vazão dos rios, mas não o suficiente para atingir a média histórica. A situação melhorou, no entanto, o estado segue em cenário de atenção.
A orientação é de que a população continue fazendo uso racional da água, evitando desperdícios. Na agricultura, métodos sustentáveis de irrigação devem ser implantados. Sobre a previsão para a crise hídrica ser superada ou por quanto tempo o volume de chuvas consegue resolver o problema, a Agerh informou que não é possível fazer esse tipo de estimativa.
Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/11/apesar-da-chuva-es-vive-escassez-permanente-de-agua-aponta-doutor.html