top of page

Monitoramento de qualidade da água: Bioindicadores.


Nos últimos anos, os ecossistemas aquáticos têm sido alterados pela ação humana (mineração, represas, canalização, etc). Suas características ambientais, em especial as comunidades biológicas, fornecem informações sobre as essas ações antrópicas e o Curso visa discutir e compreender essas comunidades.

A qualidade da água depende do uso direto: consumo, irrigação, transporte, funcionalidade do ecossistema, e sua avaliação depende de diversos parâmetros (substâncias orgânicas, inorgânicas, composição e estado da biota aquática, mudanças temporais/espaciais) que ocorrem devido a fatores intrínsecos e externos aos sistemas aquáticos. Dessas variáveis, a que fornece informações mais precisas em um intervalo de tempo menor é a determinação da composição da biota aquática, o qual corresponde ao foco deste Curso.

O monitoramento da qualidade do ambiente aquático pode ser feito através dos bioindicadores, que avaliam indiretamente alguns níveis de substâncias ou dos biomonitores. Os bioindicadores fornecem informações sobre a qualidade do ambiente - devido a quantidade de sua presença ou ausência no local, que está diretamente ligada a sua tolerância à alteração realizada - ou de suas modificações. Já os biomonitores possibilitam quantificar tais modificações, levando em consideração a sua característica de bioacumular elementos (BRAIT, 2009 apud RIBERO,2011).


Um bom bioindicador é aquele que é taxonomicamente bem definido, possui ampla distribuição geográfica, fácil coleta, baixa variabilidade ecológica e genética e pode ser manuseado em laboratório, dentre outras características (BUSS et al., 2003 apud RIBEIRO,2011). Os macroinvertebrados são utilizados no monitoramento, pois são mais simples de amostrar, são eficazes, e possuem tolerância / sensibilidade variada.



REFERÊNCIAS:


RIBEIRO, A. C. ; FRENEDOZO, R. C. Utilização dos Táxons Ephemeroptera, Plecoptera, Trichoptera (EPT) E Díptera na avaliação da qualidade da água em ambientes lóticos. Universidade Presbiteriana Mackenzie. VII Jornada de Iniciação Científica – 2011.

BUSS, F. D. et al. Bases conceituais para a aplicação de biomonitoramento em programas de avaliação da qualidade da água de rios. Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2 p.465-473.

BRAIT, H. H. C. et al. Desenvolvimento e aplicação de sistema passivo de coleta de poluentes atmosféricos para monitoramento de Cd, Cr, Pb, Cu, Fe, Mn, Zn e particulados totais. Química Nova, v. 33, n. 1, p. 7- 13, 2009.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page