Biotecnologia Inserida no Desflorestamento
A biotecnologia vem se destacando devido aos interesses agrícolas, voltados ao meio ambiente. As plantas transgênicas são de extrema importância para o combate ao desflorestamento, onde agricultores não precisam desmatar para produzir mais alimentos e sim plantando plantas transgênicas com maior rendimento em menor espaço. Por sua vez, as mesmas podem reduzir a necessidade de aração, com menor erosão do solo e poluição do ar.
Há uma extrema importância da necessidade das florestas, pois esta é a proteção dos seres vivos, sendo os animais, microrganismos, vegetais e seres humanos. Para os animais e microrganismos, serve de habitat para sua sobrevivência e para os vegetais e seres humanos, a natureza absorve gás carbônico e devolve posteriormente o oxigênio.
Atualmente, há uma grande preocupação com um tipo de erosão, aquelas que não são provocadas por chuvas, enchentes, entre outros. Mas sim, pelas causas da motosserra e machados denominada “erosão genética”, pois é a perda da diversidade genética ao longo do tempo, causadas por atividades humanas ou mudanças ambientais. Neste caso, espécies em extinção podem morrer antes mesmo de ocorrer o cruzamento com outras espécies nativas.
A erosão genética torna–se alarmante para cientistas ambientalistas e órgãos públicos, visando à preservação das espécies em extinção que se encontram ameaçadas. Para isso, se fez necessário programa de incentivos sobre a conservação de florestas, o não desmatamento, projetos sobre manejo, entre outros.
A agenda 21 surgida no ano de 1992 teve um importante papel de estabelecer um acordo entre os países e assim se comprometerem a solucionar problemas socioambientais. De acordo com o capitulo 11, o mesmo trata o assunto sobre o combate ao desflorestamento ambiental, que vem preocupando cada vez mais com o passar dos anos.
Neste capitulo, busca-se adotar medidas de apoio e incentivos políticos, econômicos e sociais para desenvolver programas sustentáveis e técnicas de reabilitação das florestas. Por sua vez, vale ressaltar técnicas de reflorestamento em áreas degradadas aumentando assim, a proteção da conversação florestal. Além disso, podemos destacar também o manejo sustentável, que tem por objetivo respeitar um ecossistema de recursos renováveis.
Assim, busca–se compreender a importância dos fundamentos de cada teoria para a preservação das florestas e a biotecnologia é implantada como a ferramenta para o sucesso. Portanto, a biotecnologia está interligada ao cuidado com o processo de erosão e cumprindo as legislações do cuidado ambiental com a agenda 21.